Promove a Felicidade e o Bem-estar
na Comunidade Educativa
Descobre como podemos fazer a diferença na tua instituição de ensino, capacitando alunos, professores e funcionários para uma vida mais feliz e equilibrada.

O QUE É?

Este programa inovador tem como objetivo transformar o ambiente escolar e educativo, ao promover a felicidade e o bem-estar das pessoas da comunidade educativa. Descobre como podemos fazer a diferença na tua instituição de ensino, capacitando alunos, professores e funcionários para uma vida mais feliz e equilibrada.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais e emocionais nas escolas através de programas teórico-práticas baseados na abordagem do Wholebeing e modelo SPIRE.

VISÃO

Construir culturas organizacionais educativas mais felizes, onde todos possam florescer, contribuindo para um ambiente educativo saudável e positivo.

Transforme Vidas.
Cultive Felicidade!

OBJETIVOS

Dê o primeiro passo para um Futuro mais Feliz!

Clica no botão abaixo para agendar uma sessão de esclarecimento na 
sua escola sem compromisso.

BENEFÍCIOS

O programa “Oficina Ser Mais Feliz na Minha Escola” tem como pilares os princípios da felicidade, utilizando a abordagem do “bem-estar integral da pessoa” e os elementos do modelo SPIRE. Este programa pode ser perfeitamente integrado no projeto educativo das escolas que desejam implementar a estrutura global da HAPPY SCHOOLS da UNESCO, promovendo um ambiente educacional mais feliz e saudável para todos.

PARA ALUNOS

PARA PROFESSORES

PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

AS FASES DO PROGRAMA

A “Oficina Ser Mais Feliz na Minha Escola” é um programa teórico-prático implementado em sala de aula, durante o ano letivo, com sessões semanais ou quinzenais, de duração média de 2 horas, de acordo com a necessidade. As sessões são ministradas pela Happiness Trainer, Dália Ramalho, e trabalham as cinco dimensões do bem-estar do modelo SPIRE, proporcionando conhecimentos e práticas para cultivar a felicidade.
O programa base contempla um mínimo de 15 sessões. No entanto, também oferecemos uma versão mais extensa com 25 sessões, que permite uma abordagem mais aprofundada e completa dos princípios e elementos do modelo SPIRE.

Adaptação para Diferentes Níveis de Ensino

O programa pode ser adaptado para diferentes níveis de ensino:

do 1º ciclo (mínimo 4º ano)
até ao ensino superior

As atividades e abordagens são ajustadas conforme a faixa etária dos alunos.

Dê o primeiro passo para um Futuro mais Feliz!

Clica no botão abaixo para agendar uma sessão de esclarecimento na 
sua escola sem compromisso.

EVIDÊNCIAS E RESULTADOS

No programa  “Oficina Ser Mais Feliz na Minha Escola”,  realizamos pelo menos duas pesquisas de felicidade dos alunos: uma no início e outra no final do programa. Este processo permite-nos a analisar o impacto da implementação do projeto nos alunos, bem como obter informações sobre o que tornaria o seu dia escolar melhor, entre outros aspetos.

Na sequência da implementação do programa-piloto “Oficina Ser Mais Feliz na Minha Escola”,  de janeiro a junho de 2024, partilhamos as seguintes melhorias nos resultados principais, refletidas em percentagens de aumento:

“Eu gosto de estar na escola.”

aumento de 6,3%

“Aprender é divertido.”

aumento de 5,9%

“Perceção do quanto o aluno se sente feliz hoje, porque as suas necessidades foram atendidas.”

aumento de 8,6%

Estas são apenas algumas das melhorias que demonstram o impacto positivo do programa no bem-estar e na felicidade dos alunos. 
 
A Oficina permitiu-nos ainda saber o que tornaria o dia escolar melhor para os alunos: 

68% dos inquiridos

Alguém para Conversar

63% dos inquiridos

Abraço

63% dos inquiridos

Mais Amigos

Caso o estabelecimento escolar tenha interesse em implementar a estrutura das Happy Schools recomendada pela Unesco, assim como em criar um plano estratégico para uma Happy School, oferecemos a aplicação da pesquisa Happy Schools – versão Alunos, Docentes e Não Docentes, em parceria com entidades de referência. 

TESTEMUNHOS

Gameiro, D.

ALUNO

“Eu adorei que tu tenhas nos dado estas aulas “Ser Mais Feliz na minha Escola”, muito obrigada por todas as aulas. Obrigado, Dália.”

Santos, I.  

ALUNO

“A Oficina “Ser Mais feliz na Minha escola” para mim foi muito interessante, para que eu no futuro tenha ferramentas para eu me defender. Dália, eu gostaria muito, muito, muito que outras pessoas tenham esta experiência.” 

Silva, R.  

ALUNO

“Quero fazer acontecer o que eu sempre sonhei em ser jogador de futebol e com a ajuda da ‘Oficina Ser Mais Feliz na minha Escola’ me ajudou a ficar mais confiante e mais perto do meu sonho.” 

Correia, C.  

ALUNO

“Todas estas semanas tem me ensinado muito, todos os dias eu lembro-me do que aprendi, estas aulas são muito divertidas. A Dália vem quase todas as sextas-feiras e é muito simpática.” 

Serra, B.

ALUNO

“Dália, eu gostei de aprender os doze princípios básicos da felicidade, preencher o diário da gratidão e ter te conhecido, porque sem ti eu não tinha este HappierBook e não sabia dos 12 princípios básicos da Felicidade.” 

Gonçalves, D. 

MÃE

“No caso da milha filha, sinto que o programa ajudou no comportamento, na melhoria das suas atitudes e por sua vez nos resultados escolares. No início, sentia que ela não tinha muito interesse no programa, julgo que não o compreendia, mas no decorrer das sessões começou a gostar muito do programa e da Dália.” 

França, M. A.  

A PROFESSORA

“No primeiro semestre, fui abordada, por um elemento Órgão de Gestão, para a minha turma participar num projeto pioneiro, “Oficina Ser Mais Feliz na minha Escola”. Primeiramente, fiquei hesitante em aceitar, mas em prol da turma, tive a esperança de que os meus alunos, de alguma forma, iriam adquirir ferramentas/conhecimentos. Neste momento posso afirmar, com toda a certeza, que as minhas expectativas foram amplamente ultrapassadas. Tenho a certeza de que os meus alunos não esquecerão esta experiência e que nunca devem desistir dos seus sonhos.” 

IMPLEMENTAÇÃO

1. Contactar a H2O para agendar uma reunião inicial

2. Reunião da apresentação do programa à Câmara Municipal, Direção da Escola ou Parte Interessada na aquisição do programa. 
Realizamos uma apresentação detalhada do programa aos decisores, metodologia utilizada e como pode ser adaptado às necessidades da escola.

3. Seleção da turma para o programa
A parte interessada na aquisição do programa em consonância com a escola, seleciona a turma que participará do programa. Agenda e marca o dia para a apresentação das partes intervenientes no programa, garantindo que o grupo fica alinhado com os objetivos do projeto.

4. Planeamento e agendamento das sessões
Elaboramos um plano de ação detalhado e agendamos as sessões ao longo do ano letivo, adaptando o cronograma às necessidades da escola.

5. Implementação e acompanhamento contínuo
Iniciamos a implementação do programa com acompanhamento contínuo, avaliando o progresso e ajustando as estratégias conforme necessário para maximizar os resultados.

Dê o primeiro passo para um Futuro mais Feliz!

Clica no botão abaixo para agendar uma sessão de esclarecimento na 
sua escola sem compromisso.

SOBRE A FUNDADORA DO PROGRAMA

Dália Ramalho é beirã, mãe de dois filhos e considera-se uma perseguidora da Felicidade.

Estudou Contabilidade e Administração e licenciou-se em Administração e Controlo Financeiro. Exerceu durante 17 anos o cargo de Responsável de Administração e Finanças em empresas internacionais.

Trabalha há 4 anos na área de desenvolvimento pessoal, como analista comportamental, coach e facilitadora da felicidade.

Fundou as marcas H2O – Holistic Happiness Organization e o DISCard, através das quais procura promover o desenvolvimento de softskills e desbloquear o potencial humano, para as pessoas prosperarem de maneira otimizada no seu ambiente e a viverem uma vida mais feliz.

Criadora do Jogo de Cartas DISCard, destinado a pessoas e empresas para criarem dinâmicas que potenciam o autoconhecimento, a autoconsciência sobre a linguagem do comportamento e, indubitavelmente, a felicidade.

Dália Ramalho teve o privilégio de aprender com o próprio professor Dr. Tal Ben-Shahar sobre os Estudos da Felicidade, ficando certificada como Happiness Trainer emitido pela HSA – Happiness Studies Academy.

FAQS

O modelo SPIRE foi desenvolvido pelo Dr. Tal Ben-Shahar e suas colegas, composto por cinco dimensões interligadas do bem-estar: Espiritual, Físico, Intelectual, Relacional e Emocional. Cada dimensão é trabalhada de forma a promover o florescimento humano, adotando uma abordagem multidimensional e sistémica para a felicidade e bem-estar psicológico geral.
Sim, o programa pode ser adaptado para diferentes faixas etárias, desde o 1º ciclo ao ensino superior.
Cada sessão tem a duração aproximada de 90 a 120 minutos.
Sim, é aconselhável a aquisição do HappierBook para acompanhamento dos exercícios em sala, bem como para utilização após as sessões.
Os custos variam conforme o número de turmas, duração do programa, serviços, materiais e a localização do estabelecimento de ensino. Entra em contacto connosco para um orçamento personalizado e ajustado às necessidades do teu estabelecimento de ensino.
Sim, o programa é adequado para qualquer tipo de instituição de ensino.
As partes interessadas podem ser: a própria instituição de ensino, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações de Pais, ou a entidade que detenha autonomia e poder de decisão para adjudicação e investimento no programa. .
Sim, idealmente os docentes deveriam realizar este programa, pois são os primeiros agentes diretos com os alunos e os que passam mais tempo com eles. Este programa pode ser adaptado para qualquer função, o denominador comum é ser-se humano.
Sim, oferecemos serviços de Coaching de acompanhamento individualizado para os interessados, após a conclusão do programa. Este suporte visa desenvolver competências específicas socioemocionais e garantir a sustentabilidade das práticas de felicidade.

AGENDAR UMA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

© Copyright 2024 – H20 Happiness
Powered by H20 Happiness